top of page

CUIDADO COM A TOXOPLASMOSE


Toxoplasmose, ou como é popularmente chamada “doença do gato”, é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. A toxoplasmose pode causar sintomas semelhantes aos da gripe em algumas pessoas. Para crianças nascidas de mães infectadas e de pessoas com sistema imunológico enfraquecido, a toxoplasmose pode causar complicações sérias.

Quem transmite a toxoplasmose?

O agente causador é o protozoário Toxoplasma gondii. Um protozoário coccídio intracelular, pertencente à família Sarcocystidae.

O homem adquire a infecção por três vias:

Ingestão de oocistos provenientes do solo, areia, latas de lixo contaminados com fezes de gatos infectadosIngestão de carne crua e mal cozida infectada com cistos, especialmente carne de porco e carneiroPor intermédio de infecção transplacentária, ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriram a infecção durante a gravidez.

O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, ocorre de 10 a 23 dias, quando a fonte for a ingestão de carne; de 5 a 20 dias, após ingestão de oocistos de fezes de gatos. Não se transmite diretamente de uma pessoa a outra, com exceção das infecções intrauterinas. Os oocistos expulsos por felídeos esporulam e se tornam infectantes depois de 1 a 5 dias, podendo conservar essa condição por 1 ano

Fonte: Minha vida

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page