top of page

FILME SOBRE O MOSQUITO, É LANÇADO PELA FIOCRUZ


O filme é dirigido por Genilton José Vieira, chefe IOC/Fiocruz, e revela aspectos inéditos sobre transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

É possível conhecer características internas do inseto, além de relações do Aedes com o ambiente. Para a realização da obra, denominada ‘Conhecendo os mosquitos Aedes transmissores de arbovírus’, o diretor contou com extensa investigação bibliográfica, colaboração de cientistas da Fiocruz e de outras instituições de pesquisa.

O filme mostra que o Aedes tem olhos compostos com mais de 400 unidades detectoras de luz que podem perceber movimentos com precisão cinco vezes maior do que os olhos humanos. Mostra ainda que, ao sugar o sangue de uma pessoa doente, o inseto também é infectado pelo vírus da dengue, zika ou chikungunya.

Foi gravado em alta definição e traz imagens como o momento em que o mosquito Aedes adulto sai do casulo – na fase intermediária de desenvolvimento do inseto – e bate as asas pela primeira vez, pousando na superfície da água.

Uma ultra câmera lenta registra movimentos invisíveis a olho nu, como o voo conjunto do macho e da fêmea do Aedes aegypti durante a reprodução..

Além disso, recursos de modelagem e animação 3D combinados com imagens reais são usados para apresentar em detalhes o ciclo de vida dos mosquitos, a estrutura dos vírus e do desenvolvimento do processo de infecção nos vetores. O filme tem versões em português, espanhol e inglês.

Fonte: pragaseeventos.com.br

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page