top of page

Vírus do Nilo Ocidental, transmitido por mosquito, é encontrado em Minas Gerais pela primeira vez.



Na segunda-feira (03) foi detectado o primeiro caso de contaminação em um cavalo, no estado de Minas Gerais.


Este vírus surgiu através das aves silvestres, mas pode ser transmitido para humanos e outros animais através de mosquitos contaminados. O mosquito vetor é o do gênero Culex, popularmente conhecidos como pernilongos (ou muriçocas).


A OMS (Organização Mundial de Saúde) constatou que apesar de 80% das pessoas infectadas não apresentarem sintomas, este vírus pode ocasionar paralisia e coma.



Apesar de não ter nenhum caso confirmado em humanos, este vírus pode ser fatal.


Alguns dos sintomas deste vírus são: febre, dor de cabeça, cansaço e vômito. Já as formas graves da doença, como meningite e encefalite, acometem um em cada 150 infectados. Os sintomas podem variar entre febre alta e rigidez da nuca a convulsões, coma e paralisia.




"A partir de uma grande colaboração científica, pesquisadores detectaram o vírus do Nilo Ocidental pela primeira vez em Minas Gerais e confirmaram a circulação viral no Piauí e em São Paulo. As amostras positivas foram coletadas de cavalos que adoeceram entre 2018 e 2020", pontuou a Fiocruz.



O Controle de Pragas é a melhor forma de prevenção, visto que a contaminação acontece através do mosquito do gênero Culex.


Proteja-se, o Vírus do Nilo Ocidental pode ser fatal! Conte com a nossa equipe para o combate!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page